Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14128
Título: Mídia e memória discursiva: o arquétipo cômico do corno como prática de subjetivação da identidade violenta
Autor(es): Bezerra, Haiany Larisa Leôncio
Palavras-chave: Mídia
Identidade
Comicidade
Violência
Corno
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O discurso midiático, alicerçado na instância da memória coletiva, permite entrever a circulação de imagens socialmente legitimadas que evidenciam valores culturais e fornecem um arquivo de práticas linguístico discursivas. Esse cenário configura, para o presente estudo, um construto profícuo que tece reflexões acerca dos processos de subjetivação na mídia, em articulação com a (re)produção de identidades. Nesse cenário, nossa pesquisa se debruça sobre a identidade do corno na contemporaneidade a partir dos aspectos linguísticos e discursivos presentes nas notícias de jornais veiculados na internet. Para tanto, pretendemos verificar a construção da identidade cômicoviolenta do corno na mídia, buscamos refletir acerca do papel da mídia na construção do imaginário social em consonância com a constituição dos sujeitos discursivos. Nessa perspectiva, nosso objetivo geral é analisar os aspectos linguístico discursivos, presentes nas notícias de jornais veiculados na internet, que reverberam na construção de identidades do corno na contemporaneidade. Sobre os objetivos específicos, pretendemos verificar o papel da mídia na espetacularização dos efeitos de sentido, como mecanismo (co)produtor e (re)produtor de identidades, bem como refletir acerca da construção midiática cômica do homem corno, em articulação com os mecanismos da memória discursiva (MD), dos estudos culturais, de gênero e do humor, como aspectos que institucionalizam práticas concretas de violência. Partindo de tais pressupostos, mobilizamos saberes que discutem a configuração cômica do corno como mecanismo de ridicularização e controle social que incita a reiteração da virilidade por intermédio da violência. O presente estudo está pautado na perspectiva qualitativa de incursão metodológica a partir das contribuições de Gregolin (2003a; 2003b; 2007), Orlandi (2005; 2007a; 2007b; 2013), Debord (1997), Bergson (1983), Propp (1992), Hall (2006a; 2006b), dentre outros. Diante do exposto, articulamos os conhecimentos da Análise do Discurso de linha francesa, dos Estudos Culturais, de Gênero e do Cômico, que evidenciaram a atuação dos mecanismos midiáticos como instrumentos (des)construtores e (re)produtores da identidade do corno.
Descrição: BEZERRA, H. L. L. Mídia e memória discursiva: o arquétipo cômico do corno como prática de subjetivação da identidade violenta. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14128
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Haiany Larisa Leôncio Bezerra.pdf26.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.