Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14130
Título: Cultura africana na sala de aula: lendo As tranças de Bintou com jovens leitores
Autor(es): Vieira, Ana Paula
Palavras-chave: Literatura africana
Identidade étnico-racial
Cultura africana
Ensino de história e cultura africana
Data do documento: 30-Jun-2016
Resumo: Neste trabalho, discutimos os resultados obtidos em nossa pesquisa de campo realizada em uma escola da rede particular de Ensino, situada no município de Campina Grande – PB. A partir de uma proposta de intervenção no ensino de literatura, o presente estudo tem como finalidade repensar a prática escolar no tocante à aplicabilidade da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Partindo das dificuldades e limitações da efetivação desta norma, discorremos acerca da ausência e necessidade deste ensino nas séries iniciais, a saber, o 4° ano do Ensino Fundamental I. Dentre os objetivos traçados, buscamos a valorização da leitura literária e a formação do leitor, a partir da obra As tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf (2004), em cuja análise ressaltamos a representação da cultura e identidade negras. Metodologicamente, nosso trabalho constituiu uma pesquisa-ação, desenvolvida nas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, sob uma perspectiva intercultural (SILVA, 2012; WOODWARD, 2012), em que se analisou, através da leitura dramatizada, de relatos escritos e orais (roda de debates), a compreensão dos envolvidos quanto aos temas debatidos e a importância em disseminar a cultura africana rumo à “afrobetização” do ensino. A pesquisa está embasada nos Documentos Oficiais da Educação e nos fundamentos teóricos quanto ao letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009; COSSON, 2012). A efetividade da Lei 10.639/03 não é somente um desafio para as escolas, mas um compromisso necessário em nível de políticas institucionais. Os resultados das ações desenvolvidas apontam caminhos para se trabalhar a literatura em sala de aula formando leitores, ao mesmo tempo em que é problematizado o racismo, educando os alunos para a compreensão da diferença e para a cidadania.
Descrição: VIEIRA, A. P. Cultura africana na sala de aula: lendo As tranças de Bintou com jovens leitores. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14130
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Vieira.pdf15.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.