Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14131
Título: A memória da ditadura militar no Brasil a partir das relações entre o silêncio e a fala da personagem Macabéa no filme "A hora da estrela"
Autor(es): Araújo, Jucélia Pereira de Brito
Palavras-chave: Análise do discurso
Memória discursiva
Ditadura militar
Silêncio
Data do documento: 27-Jun-2016
Resumo: As relações dos sujeitos com a história, assim como com as formações discursivas são silenciosas, contudo, é pelo silêncio que os efeitos de sentido, decorrentes dos discursos, se abrem em redes de significações ilimitadas, possibilitando que esses sujeitos inscrevam-se em diferentes formações discursivas para proporcionar a constituição da memória discursiva de um dado momento histórico. Assim sendo, é com a expectativa de apreender essas reflexões postas sobre o silêncio que esta pesquisa se propõe a identificar como se evidenciam os aspectos da ditadura militar no Brasil a partir das formações discursivas e das relações entre o silêncio e a fala da personagem Macabéa em o filme ―A hora da estrela‖, que evocam a memória discursiva desse regime. Esta pesquisa é de cunho qualitativo-descritivo, incluindo consulta bibliográfica, pois se ocupa de analisar dados, investigando os fenômenos do seu corpus de modo interpretativo para entender seus significados. Nesse sentido, partiu-se, então, dos estudos da ditadura militar; das teorias cinematográficas; e das teorias da análise do discurso, sendo a área de concentração dessa pesquisa a Análise do Discurso. Nos resultados obtidos conseguimos apreender a memória discursiva da ditadura militar pelo trabalho do silêncio, que possibilitou deslocamentos da posição social do sujeito discursivo e lhe revestiu de múltiplas identidades nas distintas posições sociais que ele ocupou, inscrevendo-o em diferentes formações discursivas que evocaram a memória da história do povo brasileiro a partir da historicidade do mesmo.
Descrição: ARAÚJO, J. P. de B. A memória da ditadura militar no Brasil a partir das relações entre o silêncio e a fala da personagem Macabéa no filme "A hora da estrela". 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14131
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucélia Pereira de Brito Araújo.pdf21.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.