Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14164
Título: Os estereótipos femininos no modernismo e na contemporaneidade: uma proposta didática para o ensino de literatura
Autor(es): Oliveira, Josicleide Araújo
Palavras-chave: Ensino de literatura
Ensino médio
Estereótipo feminino
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre o ensino de Literatura, através da apresentação de uma proposta didática para o ensino médio, pautada nas práticas sociais, e oriundas da experiência do Estágio Supervisionado IV do curso de Letras da UEPB. Esse trabalho consiste na reflexão de uma proposta metodológica, cuja estratégia de ensino para leitura do texto literário objetiva a interação do aluno com o texto e a possibilidade de reconhecimento do mundo, através da temática “Os estereótipos femininos no modernismo e na contemporaneidade”, que contempla discussões sobre a questão de gênero, como também, o Modernismo no Brasil, enquanto movimento literário, através de análises comparativas entre gêneros textuais que mostram implícita/e ou explicitamente aspectos que remetem aos estereótipos femininos, com traços presentes na poesia moderna . A metodologia teve um caráter bibliográfico, e foi fundamentada inicialmente nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (2006), no que tange a dimensão “humanizadora” da Literatura – Cândido (1995), capaz de possibilitar à formação de leitores críticos através do letramento literário, e nos estudos de Cândido (1995), Pinheiro (2006), Paulino e Cosson (2009), entre outros, bem como, os documentos oficiais que norteiam as práticas de ensino: OCEM (2006), e PCN (2002). Como resultado, comprovamos que as discussões sobre os estereótipos femininos e a utilização de alguns gêneros textuais, como músicas, poemas e anúncios publicitários, possibilitaram maior participação e envolvimento dos alunos nas aulas de literatura e consequentemente uma maior assimilação do conteúdo literário. Esperamos que este trabalho, além de possibilitar uma melhor compreensão do conteúdo literário e uma maior participação dos alunos nas aulas de literatura, possa contribuir para uma maior conscientização desses, de modo a desmistificar os preconceitos causados pelos estereótipos femininos em nossa sociedade.
Descrição: OLIVEIRA, J. A. Os estereótipos femininos no modernismo e na contemporaneidade: uma proposta didática para o ensino de literatura. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14164
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josicleide Araújo Oliveira.pdf5.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.