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Título: Cinema e educação histórica: sentidos e significados mediados por filmes históricos sobre os lugares sociais das mulheres e a educação feminina entre os jovens estudantes do 9° ano do ensino fundamental
Autor(es): Sinézio, Wandela Jheny Diniz
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Representações sociais
Consciência histórica
Lugares sociais
Educação feminina
Filmes históricos
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: A posição social das mulheres, no século XVIII e início do século XIX nos traz reflexões a respeito dos lugares sociais das mulheres no período. Os filmes históricos se tornam uma ferramenta indispensável para análise deste cenário, na medida em que apontam para condições sócio-político-econômicas neles retratados. Destarte, buscamos analisar como os jovens estudantes do ensino fundamental, especificamente do 9° ano da Escola Municipal Olímpia Souto, na cidade de Esperança-PB, constroem representações e significados, mediados por filmes históricos, sobre os lugares sociais das mulheres e a educação feminina do final do século XVIII e início do século XIX. Com base nos três filmes adaptados das obras de Jane Austen: Razão e sensibilidade (dir. Ang Lee, 1995); Persuasão (dir. Roger Michell, 1995) e Orgulho e preconceito (dir. Joe Wright, 2005). Os objetivos específicos são: compreender como os jovens articulam as representações sociais sobre os lugares sociais das mulheres; analisar como os jovens identificam a verdade na história, a partir da comparação que estabelecem entre as narrativas historiográficas e as fílmicas sobre a educação feminina; e conhecer como os jovens organizam a sua consciência histórica em relação ao passado, presente e futuro através das temáticas femininas veiculadas nos filmes exibidos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de caráter qualitativo, com roteiros de entrevistas em grupo focal, revisões bibliográficas, edição dos filmes para apresentação, identificação da escola e do grupo focal de nove (9) alunos para coleta de dados. Como suporte teórico, trabalhamos com o conceito de representação, de Chartier (1991); ensino da história e consciência histórica, em Cerri (2011); consciência histórica, tempo e memória, em Rüsen (2010a, 2010b); o cinema como testemunho da história, em Ferro (1992); o cinema como fonte de conhecimento, em Morettin (2011); o filme como transmissor da história, em Rosenstone (2010); o filme como representação da realidade, em Logny (2009); a mulher e a família burguesa, em D‟Incao (2015); a história das mulheres, em Soihet (2011) e em Scott (2011). Os resultados da pesquisa apontaram para o preconceito de gênero e exclusão, entre os jovens, revelando representações e sentidos em relação ao ser mulher e ao ser homem do século XIX, perpassando pelo século XXI; como também trazem a importância da utilização de filmes históricos em sala de aula, visto que, proporcionou aos alunos a construção de um conhecimento histórico sobre o tema abordado. As conclusões alcançadas apontam: para os jovens, qualquer narrativa é verdadeira, seja historiográfica ou fílmica, considerando verdades históricas os conteúdos abordados nos filmes; os filmes os ajudaram a adquirir conhecimentos, afirmando terem conhecido a história da vida das mulheres do século XIX, através das narrativas fílmicas, encontrarem na temática os lugares sociais das mulheres e a educação feminina, sendo abordada a relação entre passado, presente e futuro.
Descrição: SINÉZIO, W. J. D. Cinema e educação histórica: sentidos e significados mediados por filmes históricos sobre os lugares sociais das mulheres e a educação feminina entre os jovens estudantes do 9° ano do ensino fundamental. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14177
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