Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14229
Título: A prática pedagógica do professor nas salas de educação especial (APAE): os efeitos da participação ativa da família na educação
Autor(es): Guedes Sobrinho, Suzane
Palavras-chave: Educação especial
Pessoas portadoras de necessidades especiais
Criança
Desenvolvimento educacional
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: O presente estudo tem por objetivo discutir como a participação ativa da família na educação da criança com necessidades educacionais especiais contribui de forma significativa para o desenvolvimento do educando. A pesquisa de tipo qualitativa, voltada a estudo de caso foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Campina Grande-PB. Para isso foi desenvolvido um estudo inicial sobre a trajetória histórica da Educação Especial, mostrando seus principais marcos históricos, lutas e conquistas do deficiente, dando ênfase posteriormente ao trabalho que é desenvolvido na APAE, em prol da melhoria da qualidade de vida. A participação da família junto ao trabalho da APAE gera efeito bastante significativo no desenvolvimento, aprendizagem e socialização do deficiente. Foi a partir desse pressuposto que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema, servindo como suporte teórico necessário para o levantamento de dados através de questionário destinado aos professores da APAE, com indagações a respeito de como procede à parceria família/escola, qual a visão do professor partindo do ponto de vista pedagógico, da importância que a família tem no apoio a educação do deficiente. Vemos que a família é o meio de maior suporte emocional, educativo, e de inserção da criança com necessidades educacionais especiais, agente principal responsável pelo desenvolvimento da mesma.
Descrição: GUEDES SOBRINHO, S. A prática pedagógica do professor nas salas de educação especial (APAE): os efeitos da participação ativa da família na educação. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14229
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suzane Guedes Sobrinho.pdf742.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.