Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14232
Título: Filosofia, amor e prazer, em Uma aprendizagem ou livro dos prazeres, de Clarice Lispector
Autor(es): Santos, Fabiano Diniz dos
Palavras-chave: Filosofia
Amor
Prazer
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: Considerando a possibilidade hermenêutica proveniente dos textos literários, o presente estudo tem por finalidade interpretar o romance Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1998), da autora Clarice Lispector. Na esteira desse tipo de pesquisa, objetivamos elaborar as análises conteudista e discursiva que contemplam as possibilidades de identificar a filosofia, o amor e o prazer como temas presentes no romance supradito, permitindo assim que a obra seja interpretada como possibilidade de reflexão existencial. Desse modo, discutiremos esses temas como elementos que, contextualizados, interagem com os discursos no texto literário, no plano do interdiscurso. Para tanto, faremos uso de uma análise interdiscursiva e hermenêutica, à luz de teóricos como Fiorin (2005-1994); Ricoeur (2012) e Maingueneau (1997). Desse modo, observaremos que a obra objeto desse estudo possibilita a interpretação da filosofia, amor e prazer em sua tessitura. Portanto, os resultados de nossa pesquisa se caracterizam pelo discurso heterogêneo advindo da obra analisada. Por esse motivo, os remates aparecem confirmados no verdadeiro diálogo entre filosofia, amor e prazer, relacionado à realidade crítico/analítica do leitor que, em conseqüência, reconhece a riqueza de sentidos na obra literária.
Descrição: SANTOS, F. D. dos. Filosofia, amor e prazer, em Uma aprendizagem ou livro dos prazeres, de Clarice Lispector. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14232
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiano Diniz dos Santos.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.