Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14238
Título: Estudos culturais e educação: uma análise sobre propagandas publicitárias
Autor(es): Quirino, Sayonara Ramos Marcelino Ferreira
Palavras-chave: Relações de gênero
Modelos de feminilidade e masculinidade
Consumo infantil
Peças publicitárias
Estudos culturais
Data do documento: 3-Ago-2017
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a relação entre a identidade de gênero e os modelos de feminilidade e masculinidade, em peças publicitárias de brinquedos infantis, através da abordagem dos Estudos Culturais. O objetivo do nosso trabalho é analisar as relações de gênero presentes nas propagandas de brinquedos destinadas ao público infantil. Este estudo segue o campo teórico e metodológico dos Estudos Culturais, que apresentam discussões e reflexões sobre a diversidade de cada cultura, sua multiplicidade e complexidade. São, também, estudos orientados pela hipótese de que entre as diferentes culturas existem relações de poder e dominação que devem ser questionadas. As estratégias de coleta, organização e sistematização dos dados, para a realização desta pesquisa, se deram através da abordagem dos Estudos Culturais, sendo também de cunho qualitativo, aliadas a uma pesquisa bibliográfica. O referencial teórico tem por base as matrizes teóricas dos Estudos Culturais (EC), segundo Costa (2003); a identidade de gênero na perspectiva das autoras: Scott (1990), Haraway (2004) e Louro (2007); consumo infantil, mídia e publicidade por Bauman (2008) e Sabat (1999); modelos de feminilidade e masculinidade, segundo Paechter (2009). Conclui-se que o objeto de estudo em questão, as peças publicitárias de brinquedos destinadas ao público infantil, ainda exerce um forte poder de persuasão nos modelos de feminilidade e masculinidade, porém, avança para romper o preconceito. Nesse sentido, procuramos analisar a expressão da ideologia de algumas propagandas publicitárias vinculadas aos brinquedos infantis, levando em consideração os determinantes materiais e ideológicos do patriarcado na sua definição, o que contribui para a cristalização dos significados dominantes sobre o gênero (feminino e masculino).
Descrição: Quirino, S.R.M.F. Estudos culturais e educação: uma análise sobre propagandas publicitárias. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14238
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonara Ramos Marcelino Ferreira Quirino.pdf989.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.