Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15118
Título: Ele iria bater-lhe novamente? Um estudo sobre submissão, identidade, solidão e silêncio, em Ponciá Vicêncio
Autor(es): Melo, Carolinne Taveira de
Palavras-chave: Conceição Evaristo
Feminismo negro
Identidade
Literatura contemporânea
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O romance “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, aborda um cenário contemporâneo marcado pela historicidade, de teor opressivo, de pessoas negras e por suas memórias. A autora desenvolve a narrativa a partir da personagem Ponciá e da sua relação com seus familiares e com aqueles que esta viria a conhecer posteriormente. A história é regida pela busca (e crises) de identidade; pelo encontro de uma subjetividade marcada, também, pela memória da opressão, além de buscar uma ruptura com o estigma da subalternidade, em suas várias frentes. Dessa maneira, este trabalho, de cunho bibliográfico, detém-se em abordar a alteridade, “ex-centricidade” – uma vez que o sujeito está à margem da sociedade – da personagem principal, Ponciá e da personagem Bilisa. Ponciá é a voz silenciada da mulher negra, que sofre com a realidade opressora. Padece com sucessivas agressões do seu “homem”, além de ficar, cada vez mais, alheia de si, distante dela mesma e do mundo. Bilisa é a representação da mulher negra, pobre e prostituída, vista de maneira estereotipada. Diferentemente de Ponciá, Bilisa tem um fim trágico, consequência de uma realidade violenta. A partir disso, é problematizada a questão da submissão e formas de resistência feminina, frente à opressão sexista, classista e racista
Descrição: MELO, C. T. Ele iria bater-lhe novamente? Um estudo sobre submissão, identidade, solidão e silêncio, em Ponciá Vicêncio. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15118
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolinne Taveira de Melo.pdf517.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.