Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15120
Título: Identidade feminina em anúncios publicitários da Duloren
Autor(es): Vitorino, Débora Fialho
Palavras-chave: Representação feminina
Publicidade da Duloren
Estudos semântico-discursivos
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Nos dias atuais, a imagem feminina está cada vez mais presente na mídia, sendo representada para fins puramente consumistas. A mídia não é só um meio de entretenimento, mas também uma instituição constituída por inúmeras ideologias. Vale salientar que essa representatividade feminina surge também como voz que fala e expõe seus sentimentos e que, por tempos, manteve-se em silêncio. Partindo do postulado que a mulher sempre foi vítima de preconceito e da passividade de raciocínio do pensamento moralista vigente na sociedade, e que muitas conquistas femininas foram almejadas e poucas alcançadas, este trabalho visa mostrar como uma empresa brasileira de lingerie retrata a imagem feminina em suas campanhas publicitárias. Metodologicamente, foi feita uma análise de propagandas de lingeries da marca Duloren, objetivando destacar a representatividade feminina nas imagens, em comparação às mulheres da sociedade atual, bem como aos seus atos e ímpetos. A pesquisa toma como base os pressupostos teóricos dos estudos semântico-discursivos concernentes aos exames da linguagem e dos discursos, advindos de ideologias fundantes, de identidades de sujeito e da criatividade presente na mídia publicitária dessa marca, a qual rearranja a sua linguagem em prol de causar, no público consumidor, efeitos de sentidos que endossem a venda de seus produtos. A análise realizada permitiu identificar que a Duloren, representada pelo plano semântico constitutivo do corpus selecionado para essa pesquisa, apresenta na mídia publicitária brasileira a imagem feminina de forma diferenciada. Embora alguns a avaliem como forma vulgarizada de expressão feminina, suas campanhas buscam retratar temas polêmicos que afetam a sociedade, desde os tempos remotos aos dias atuais. Ela define a beleza feminina exposta como meio atrativo para a comercialização de suas peças, correlacionada à problematização intencional de questões sociais que preocupam a mulher contemporânea.
Descrição: VITORINO, D. F. Identidade feminina em anúncios publicitários da Duloren. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15120
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Fialho Vitorino.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.