Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15123
Título: O relato de uma professora colaboradora sobre o desempenho das estagiárias
Autor(es): Silva, Hingrid Maiara Sousa
Palavras-chave: Professor colaborador
Estagiário
Avaliação docente
Formação de professores
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Este artigo prioriza a figura do professor colaborador (ou professor regular da educação básica) ao avaliar os estagiários em turmas de intervenção, na educação básica. Especificamente, pretende-se observar os pontos positivos e negativos ressaltados por esse sujeito, ao refletir sobre o desempenho de estagiárias, e analisar as fases da vida profissional (HUBERMAN, 1995) dessa docente, em especial, da “diversificação” e da “serenidade e distanciamento afetivo”, reveladas em seu discurso. Para isso, foram consideradas, como bases teóricas, autores como, Pimenta e Lima (2009), Reichmann (2015) e Tardif (2002), para citar alguns. Assim, foi feita uma pesquisa qualitativo-interpretativa (GODOY,1995), a partir da escrita de um relato de experiência de observação (SANT´ANA, 2001), no qual a professora colaboradora avalia a experiência de três duplas de estagiárias que ministraram aulas em suas salas, de agosto a outubro, do ano de 2016. Os resultados indicam, sobretudo, que, entre os pontos positivos, a professora colaboradora destacou o domínio de conteúdo e da turma, desenvoltura, interação, clareza, atenção e, como negativos, insegurança na condução das aulas, falta de atividade, de autonomia, de planejamento e nervosismo. Quanto às fases do ciclo profissional, destacam-se, predominantemente, as fases: da diversificação, quando a professora ressalta a falta de domínio de conteúdo e a segurança das estagiárias ao ministrarem as aulas; e a da serenidade e distanciamento afetivo, quando a colaboradora revela sua opção por rotinas escolares, como a restrição à correção de atividades, sem o envolvimento com o alunado. Portanto, a participação do docente da escola na avaliação das docentes em formação constitui um outro olhar para o desenvolvimento profissional desses licenciandos, nesse caso específico, de Letras-Português, que nem sempre é o esperado.
Descrição: SILVA, H. M. S. O relato de uma professora colaboradora sobre o desempenho das estagiárias. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15123
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hingrid Maiara Sousa Silva.pdf447.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.