Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15140
Título: O artigo de opinião na sala de aula: caminhos para a interação social do aluno leitor/debatedor e produtor de textos
Autor(es): Queiroz, Lígia Albuquerque
Palavras-chave: Competências comunicativas
Planejamento didático
Artigo de opinião
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Partindo do fato de que leitura, interpretação e produção de textos constituem desafios no ensino de Língua Portuguesa (LP), os gêneros textuais são tomados como instrumento para o desenvolvimento dessas competências comunicativas, em contraponto ao estudo da palavra e da frase, fora da conjuntura de sua produção, não suscitar uma compreensão situada da linguagem. Desse contexto, os seguintes questionamentos norteiam a presente monografia: Quais as contribuições que um planejamento, pautado no gênero artigo de opinião, pode oferecer ao desenvolvimento das competências comunicativas de alunos do ensino médio? Como as competências comunicativas são mobilizadas pelos educandos no processo de (re) escrita de seus textos? Quais estratégias argumentativas são construídas nos textos selecionados? A fim de responder tais questionamentos, à luz de concepções sociointeracionistas, objetiva-se analisar as competências comunicativas desenvolvidas no processo de (re) escrita de produções do gênero artigo de opinião, elaboradas por alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio, de uma escola pública, na cidade de Campina Grande – PB. Para tanto, a natureza dessa pesquisa é qualitativa, conforme Lakatos (2008), pois o pesquisador se incorpora ao grupo observado, interage e provoca ações no decorrer do processo da investigação. Nessa perspectiva, o presente estudo é definido como pesquisa-ação, pois perpassa por uma dinâmica interna das diversas situações concretas do contexto de pesquisa que são percebidas pelo pesquisar atento ao processo que acontece desde o planejamento até a produção final (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Ao tomarmos como objeto de pesquisa artigos de opinião produzidos em decorrência de um planejamento didático, ancoramos nossos estudos teóricos nas concepções de: Antunes (2003), Geraldi (2012), Marcuschi (2005; 2008) e Oliveira (2010), sobre ensino/aprendizagem de LP e competências comunicativas; Rojo (2001), sobre planejamento didático; Koch (1997; 2008), sobre argumentação; Rocha (2015) e Rodrigues (2001), sobre o gênero artigo de opinião; além do que indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), entre outros. A justificativa desta pesquisa parte do entendimento de que os estudos em sala de aula, por meio dos gêneros que fazem parte da esfera argumentativa, possibilitam ao educando o desenvolvimento de múltiplas competências, como o pensamento reflexivo e o posicionamento crítico, na oralidade e na escrita, diante dos acontecimentos vigentes da sociedade. Através do percurso metodológico de pesquisa-ação e natureza qualitativa, os resultados alcançados mostram que um planejamento didático, pautado no artigo de opinião, oferece caminhos para o desenvolvimento das competências comunicativas de ler, interpretar e escrever, com argumentação relativa, em sala de aula.
Descrição: QUEIROZ, L. A. O artigo de opinião na sala de aula: caminhos para a interação social do aluno leitor/debatedor e produtor de textos. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15140
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lígia Albuquerque Queiroz.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.