Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15145
Título: O brincar na educação infantil: perspectivas teóricas, pedagógicas e legais
Autor(es): Limeira, Michaelly Santos
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino aprendizagem
Lúdico
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Este artigo tem como objetivo, analisar e discutir a importância do brincar para a criança da Educação Infantil, e sua contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, além de aprender a conviver, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem, pensamento. Dessa forma, o educador deve incluir nas práticas pedagógicas o brincar, pois essa ação é de importância para a criança e lhe proporciona muitos benefícios. Contudo, os alunos podem de forma mais prazerosa e significativa aprender, resultando em uma educação de qualidade e que abrange as múltiplas linguagens da infância. Daí surge a necessidade das escolas de Educação Infantil organizarem o espaço do brincar, para que a criança não fique apenas em um ambiente como a sala de aula, privando ela de receber todo aparato e oportunidades de brincar. Além de ser uma atividade essencial da infância, o brincar também é lei, considerado um direito de liberdade a ser exercido pela criança, visto como um sujeito de direitos, deveres e liberdades, considerada cidadã desde seu nascimento. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, tem como objetivo mostrar a importância do brincar na Educação Infantil e suas contribuições para o aprendizado e desenvolvimento da criança. A realização desse trabalho me permitiu ver a importância do brincar e sua colaboração para o aprendizado e desenvolvimento da criança. E me fez entender sobre a teoria a favor da prática, a partir de contribuições e pesquisas de grandes pesquisadores e colaboradores da educação.
Descrição: LIMEIRA, M. S. O brincar na educação infantil: perspectivas teóricas, pedagógicas e legais. 2017. 30f. O brincar na educação infantil: perspectivas teóricas, pedagógicas e legais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15145
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michaelly Santos Limeira.pdf481.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.