Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15148
Título: A linguagem do desenho na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Wênia Katiússia Pereira Queiroz
Palavras-chave: Educação infantil
Linguagens
Desenho
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Esta monografia é fruto de uma pesquisa realizada em instituições de Educação Infantil da rede municipal de Campina Grande-PB, que objetivou a investigação de concepções de docentes que atuam neste nível da educação, acerca da linguagem do desenho. Optamos por um estudo qualiquantitativo. A metodologia adotada consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com 30 professoras. Nossos principais interlocutores foram: Brasil (2010); Campos (2014); Guedes e Ferreira (2017); Macêdo (2014); Oliveira (2002); Sarmento (2009). Os resultados sugerem que há unanimidade no reconhecimento da importância do desenho como atividade pedagógica, no entanto, foi possível identificar também que o desenho não é percebido em sua dimensão artística/estética constituindo-se em uma linguagem marginal na prática pedagógica das professoras, as quais privilegiam mais a oralidade, dentre outras linguagens. Em face destes achados concluímos que o desenvolvimento das crianças não é atingido em sua integralidade, pois ao não compreenderem o desenho como uma linguagem simbólica que promove o desenvolvimento da criatividade, da dimensão artística/ estética e afetiva das crianças as professoras acabam por empobrecer as experiências das crianças com os bens culturais produzidos pela humanidade.
Descrição: OLIVEIRA, W. K. P. Q. A linguagem do desenho na educação infantil. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15148
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wênia Katiússia Pereira Queiroz Oliveira.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.