Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15208
Título: A importância dos jogos no processo de ensino - aprendizagem: O exemplo do tangram
Autor(es): Brasil, Aurenice Ferreira
Palavras-chave: Lúdico
Jogos
Tangram
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: O estimulo do aluno pela aula é fator primordial para que ocorra um processo de ensino e aprendizagem satisfatório, proveitoso e criativo. Basicamente, ainda, nossos métodos de ensino tendem a apresentar excesso de informação e teorias cansativas ao invés de empreender o despertar da curiosidade. O componente lúdico pode constituir-se como verdadeiro meio de estimular essa curiosidade. Os jogos matemáticos, quando utilizados na educação, torna-se uma ferramenta importante que possibilita esse estimulo, facilitando o aprender. As atividades com jogos podem e devem ser trabalhadas em diversas formas e em diversas faixas etárias, inclusive na educação de jovens e adultos, que se constitui como o publico alvo desse nosso trabalho. Nossa pesquisa, por incipiente que tenha sido, tem o propósito de averiguar essa premissa da importância de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, além de abordarmos e nos basearmos em alguns preceitos teóricos e conceituais, partimos depois para a explanação prática. Desse modo, o primeiro capítulo trata de alguns encaminhamentos teóricos sobre o processo ensino-aprendizagem, a importância do fazer do aluno, do estímulo à sua capacidade criativa (ZANELLA, 2003), (ASSMANN, 2004), (BROUGÈRE, 2004). O segundo consiste na descrição de uma intervenção pedagógica cuja marca principal é o uso didático do Tangram, desenvolvida Escola Municipal de Ensino Fundamento Amaro da Costa Barros, em Campina Grande – PB. O intuito foi introduzir o conceito de figuras geométricas através da utilização do Tangram em sala de aula, a partir de matéria manipulável, tornando a aula mais dinâmica, atrativa, relacionando conceito e prática. Neste último capítulo também apresentamos sugestão de jogos das diagonais nos polígonos regulares.
Descrição: BRASIL, A. F. A importância dos jogos no processo de ensino - aprendizagem: O exemplo do tangram. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15208
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aurenice Ferreira Brasil.pdf2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.