Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15210
Título: Educação histórica e cinema de animação: sentidos e significados sobre o trabalho no capitalismo entre os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Elenir Araújo
Palavras-chave: Consciência histórica
Educação histórica
Capitalismo
Trabalho
Filme histórico
Representação social
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Ao retratarem o modelo organizacional do trabalho no capitalismo do século XX, filmes de animação se tornaram uma importante ferramenta de análise da sociedade capitalista, à medida que apontam para as condições sócio-político-econômicas e proporcionam a mediação de sentidos e significado pelos sujeitos. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar as representações e significados sobre o mundo do trabalho no capitalismo, construídas pelos jovens do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Cunha Lima, na Cidade de Remígio – PB, mediados pelos filmes de animação “Formiguinha Z”, dirigido por Eric Darnell e Tim Johnson (1998) e “Vida de Inseto”, dirigido por John Lassiter e Andrew Stanton (1998). Os objetivos específicos consistem em investigar como se articulam as representações sobre a educação e o trabalho no contexto da sociedade e da economia capitalista; conhecer como se identifica a verdade na História em oposição ao que conhecem nos filmes, nas lições de aula e livros didáticos; analisar o conhecimento sobre a temática do trabalho e organização da consciência histórica em termos de relação que estabelecem entre passado, presente e futuro. Utilizamos a metodologia de cunho qualitativo e para a coleta dos dados elaboramos roteiro semiestruturado para entrevista com o grupo focal composto por cinco jovens. Para análise da entrevista, temos como fundamentação teórica o cinema, como testemunho e fonte da história, em Ferro (1992); o conceito de verdade em História e cinema, em Rosenstone (2010); a articulação entre história e cinema, em Logny (2009); o conceito de representação, em Chartier (1991), consciência histórica, tradição, lembrança e memória, em Rüsen (2010a, 2010b); cinema de animação, em Ramalho (2014); trabalho, em Albornoz (2004); o trabalho no capitalismo através do cinema de animação, em Pinto (2011). Os resultados da pesquisa nos mostram que por meio das narrativas fílmicas, os jovens compreenderam a temática central abordada nos filmes e conseguem atribuir sentido e significados, relacionando com as situações cotidianas. As conclusões apontam que os jovens identificam como verdade as narrativas históricas dos filmes e se utilizam da consciência histórica como orientadora da ação cotidiana quando fazem a relação entre o passado, o presente e o futuro.
Descrição: SILVA, E. A. Educação histórica e cinema de animação: sentidos e significados sobre o trabalho no capitalismo entre os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15210
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elenir Araújo Silva.pdf647.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.