Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15220
Título: Formação continuada em Educação Ambiental em uma escola municipal de Campina Grande-PB
Autor(es): Ribeiro, Maria do Socorro Patricio
Palavras-chave: Crise ambiental
Formação continuada
Educação ambiental
Data do documento: 24-Nov-2017
Resumo: A Educação Ambiental - EA é concebida como uma dimensão do processo educativo, que deve compor os currículos de todos os níveis e áreas do conhecimento, inclusive da formação de professores/as, seja inicial ou continuada. Reconhecendo que essa inserção ainda não se tornou realidade, esse trabalho teve o objetivo de identificar as possibilidades e os limites à Formação Continuada em Educação Ambiental, em uma Escola Municipal de Campina Grande-PB. Foi desenvolvido, por meio de uma pesquisa qualitativa, nos moldes da pesquisa ação na perspectiva colaborativa, envolvendo professores/as da escola e estudantes de graduação da UEPB em um processo de produção de conhecimentos. Os resultados indicam como possibilidades para a institucionalização da EA, na escola, as ações que ela já desenvolve, nessa área por meio do Eixo Temático Meio Ambiente e Saúde - como parte do currículo - desde que envolva todas as áreas e demais eixos temáticos. Quanto aos limites identificamos a forma de organização dos espaços-tempos da escola e de professoras/es que não favorece o processo de formação continuada. Dessa forma, pensar em transformar a escola em um espaço sustentável é um “sonho possível” que exige investimentos de diversas ordens e, principalmente, na formação continuada de professores/as em EA. Um processo participativo, a ser construído no “chão da escola”, que exige a busca dos sonhos individuais e, principalmente, coletivos e a reinvenção do nosso modo de ser e estar no mundo e também da escola, que conforme Candau (2006) só tem sentido se for mediada pelo sonho coletivo.
Descrição: RIBEIRO, M.S.P. Formação continuada em Educação Ambiental em uma escola municipal de Campina Grande-PB. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15220
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Patricio Ribeiro.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.