Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15225
Título: Literatura infantil: o que diz a voz do professor?
Autor(es): Pereira, Mayara Kamila dos Santos
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Teoria eliasiana
Contação de histórias
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O presente estudo, intitulado Literatura Infantil: o que diz a voz do professor? Tem como objetivo analisar a concepção sobre literatura infantil de quatro professores de uma creche municipal da cidade de Campina Grande, a partir do contexto de sala de aula. Direcionando questionamentos, junto a essas, sobre o entendimento de literatura, a maneira que literatura infantil pode contribuir na aprendizagem dos alunos, suas concepções sobre ler e contar histórias, a receptividade das crianças no ato da contação, que projetos de literatura são desenvolvido na creche, a frequência do uso da literatura infantil pelas professoras, se as histórias contadas estão de acordo com os interesses das crianças e por fim, que gênero textual é mais utilizado pelas professoras. Como apoio teórico usamos Arìes (1981), Coelho, (2000), Cadermatori, (1986), Gregorin Filho (2009) Machado (2000), Elias (1999), Oliveira (1996), Malheiros (2011), Lajolo (2008), entre outros. O percurso metodológico foi um questionário com oito perguntas sobre o tema em questão o qual, posteriormente, serviu de base para a análise dos dados, que nos forneceram resultados de que o ato de ler e contar histórias é direcionamento para o despertar do imaginário infantil. Mas não basta apenas ler, é preciso criar artefatos para a contação, que contribuirão no fluido imaginário da criança, conduzindo-as a vivenciar diversas aventuras junto aos personagens e, dessa maneira, ir além de um mero aprendizado cognitivo.
Descrição: PEREIRA, M. K. dos S. Literatura infantil: o que diz a voz do professor?. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15225
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Kamila dos Santos Pereira.pdf541.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.