Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15246
Título: | O resgate das brincadeiras e jogos na educação infantil: relato de experiência |
Autor(es): | Regis, Danielly Kelly Andrade |
Palavras-chave: | Educação infantil Jogos e brincadeiras Ensino e aprendizagem |
Data do documento: | 9-Nov-2017 |
Resumo: | O presente trabalho acadêmico no formato de relato mostra de forma argumentativa e descritiva as experiências vividas, através do resgate das brincadeiras e jogos na educação infantil, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônia Francisca Vieira. O brincar possibilita a criança se comportar além do comportamento habitual da sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade. Nesse contexto a oportunização do brincar assumiu características próprias, pôs seu papel dentro do campo da educação cresceu e hoje podemos afirmar, com segurança, que ela é um agente de mudança do ponto de vista educacional, e por acreditar nesta afirmação, consideramos que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo. O objetivo do estudo, foi apresentar a vivência desenvolvida com as crianças da educação infantil e relatar as exigências relacionadas às práticas pedagógicas do brincar e da brincadeira através de um relato de experiência. Tendo como abordagens a relação das brincadeiras e dos jogos educativos, a história e a vivência nas aulas práticas aos alunos da escola. Concluiu-se que o brincar na escola, contribui na formação da criança, além de comunicar a sua existência desde a antiguidade, sendo utilizado como fonte de ensino e que até os dias atuais podemos verificar que pode ser usado como fonte de aprendizagem, assim como, para um melhor desenvolvimento em todos os aspectos da criança. |
Descrição: | REGIS, D. K. A. O resgate das brincadeiras e jogos na educação infantil: relato de experiência. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15246 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Danielly Kelly Andrade Regis.pdf | 737.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.