Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15259
Título: Language acquisition process and its relation to character construction in Frankenstein
Autor(es): Santos, Cílio Lindemberg de Araújo
Palavras-chave: Frankenstein
Aquisição de linguagem
Personagem redondo
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Este estudo comparativo tencionou examinar o processo de aquisição de linguagem pelo qual passou o monstro de Frankenstein e como isso o modificou. Seus objetivos específicos foram: (1) analisar o processo de aquisição de linguagem da criatura, considerando suas influências, propósitos e estratégias; e (2) comparar os aspectos de um personagem redondo com os do monstro durante e após o processo de aquisição. Para atingir estes objetivos, dois grupos de teorias foram consultados. O primeiro dizia respeito aos modelos de aquisição de linguagem discutidos por alguns autores, tais como Bock et al. (2008), Del Ré (2010), Field (2008), Yule (2010), entre outros. O segundo se referiu a teorias sobre as características de um personagem redondo, tal como Forster (1949) propõe. Em termos de procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa qualitativa, cujo foco foi explicar as experiências sociais da criatura através do seu comportamento linguístico (HOLLOWAY; WHEELER, 2002). A análise apontou que o processo de desenvolvimento de linguagem do monstro foi influenciado pelos seus vizinhos, os quais ele observava, e com os quais ele almejou dividir laços afetivos, e que ele fez uso de sua motivação, bem como outros processos mentais, para adquirir a língua. Além disso, foi confirmado que a aquisição de linguagem atrelou traços de complexidade a sua personalidade, por exemplo, o aparecimento de sentimentos diferentes ao longo do romance. Como prévias conclusões, verificou-se que, apesar das evidências de aquisição que se fazem presentes em seu desenvolvimento linguístico, alguns sinais de aprendizagem também foram identificados. Ademais, comprovou-se que a presença de personagens redondos em romances interfere no destino de outros personagens e deles próprios.
Descrição: SANTOS, C. L. A.Language acquisition process and its relation to character construction in Frankenstein. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15259
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cílio Lindemberg de Araújo Santos.pdf17.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.