Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15276
Título: A formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva de uma formação reflexiva
Autor(es): Araújo, Allana Vazconcelos
Palavras-chave: Formação docente
Prática reflexiva
Ensino Fundamental
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho traz uma discussão acerca da formação inicial e continuada docente, com o intuito de investigar a prática dos professores sobre uma perspectiva reflexiva. Com vistas a atingir nosso objetivo, discute-se a formação de professores no Brasil, numa perspectiva histórica, bem como destaca-se a importância da prática reflexiva na docência. Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa exploratória, numa abordagem qualitativa. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada endereçada a professores de uma escola pública de Tenório/PB. Como aporte teórico, ancorou-se em autores como Matos (1998), Silva e Davis (1993), Fiorentini, Souza e Melo (1998), Campos e Pessoa (1998), Albuquerque (2017), Alarcão (2003) e Freire (2014), entre outros. Por fim, pode-se afirmar que, ainda que contingencialmente, os professores entrevistados, mesmo que de forma distinta, são profissionais reflexivos que utilizam de seu cotidiano de trabalho para analisar e intervir com propostas de melhorias em prol de uma educação crítica, participativa e de inclusão.
Descrição: ARAÚJO, A. V. A formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva de uma formação reflexiva. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15276
Aparece nas coleções:21 - TCC
21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allana Vazconcelos Araújo.pdf703.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.