Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15287
Título: (Des)construindo o sentido: a coesão e a coerência no hiperconto multissemiótico
Autor(es): Oliveira, Fernanda Karyne de
Palavras-chave: Hiperconto multissemiótico
Hipertexto
Coesão
Coerência
Literatura digital
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho objetiva estudar o papel dos links na construção dos processos de coesão e coerência no Hiperconto Multissemiótico. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado neste estudo foi o levantamento bibliográfico, apoiado, principalmente, nos pressupostos teóricos de GOMES (2007, 2011), HISSA (2009), KOCH, (1990), ROJO (2013), KOCH E TRAVAGLIA (1993). O corpus adotado pela pesquisa foi o Hiperconto Multissemiótico escrito por Marcelo Spalding, intitulado “Um estudo em Vermelho” (2009). Desta forma, foram utilizados prints para sua análise, referentes ao percurso de leitura realizado pela pesquisadora. O hiperconto analisado pode ser considerado um hipertexto, pois se constrói a partir da interatividade entre leitor e texto, além de sua estrutura permitir a criação de diferentes percursos de leitura. O gênero em questão é fruto do movimento em defesa da literatura digital, entendida como uma literatura que tira proveito dos recursos do ciberespaço para potencializar a narrativa, agregando a ela múltiplas linguagens. Percebeu-se por meio desta análise que os links dispostos na narrativa digital possuem funções estruturais e discursivas bem delineadas, sendo responsáveis pela construção do sentido no texto. Ademais, também foi visto que eles atuam como elementos coesivos, sendo responsáveis tanto pelo processo de coesão referencial quanto pelo processo de coesão sequencial, haja vista que no texto hipertextual, os fatores de textualidade se manifestam de maneira diferente, devido ao contexto de produção em que estão inseridos, influenciados, sobretudo, pelo suporte em que estão portados. Também foi visto nesta análise que o processo de coerência se constrói de maneira diferente, a partir de uma interatividade explícita, já que o Hiperconto Multissemiótico é fruto de um processo de leitura/escritura, pois à medida que está sendo lido, também está sendo coproduzido por um leitor/escritor. Concluiu-se ao final deste trabalho, que na narrativa digital, em específico no Hiperconto Multissemiótico selecionado, os links têm um importante papel para sua construção, pois são os responsáveis tanto pela manutenção da coesão quanto da coerência, permitindo a partir ou não de seus acionamentos, diferentes percursos de leitura, desempenhando também outras funções estruturais e discursivas.
Descrição: OLIVEIRA, F. K .(Des)construindo o sentido: a coesão e a coerência no hiperconto multissemiótico. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15287
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Karyne de Oliveira.pdf17.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.