Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15296
Título: Gestão da sala de aula: desafios e possibilidades
Autor(es): Silva, Germana Esmerina Diniz Falcão
Palavras-chave: Gestão
Prática docente
Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: As práticas do professor e a forma como se relaciona e conduz às aulas têm sido fatores preponderantes para que haja uma boa gestão no âmbito da sala de aula. Tendo em vista que quanto mais o docente consegue gerir as aulas com eficácia, maior importância relativiza ao olhar dos alunos. Assim, pensar em gestão é muito mais abrangente do que assumir uma postura de representação: é ser líder de uma equipe. Portanto, não basta apenas ser um professor à frente de uma sala de aula. Hoje, a perspectiva voltada para o docente é que ele seja um gestor do ambiente educativo. Nesse sentido, procuramos desenvolver este trabalho tendo como objetivo discutir sobre o papel do professor como gestor com o intuito de possibilitar um ensino aprendizagem qualitativo. Desenvolvemos nossa investigação em uma escola da rede privada de ensino na cidade de Campina Grande, PB, junto a uma professora de Língua Espanhola e seus alunos da turma do 6º ano do Ensino Fundamental- Anos Finais, de ambos os sexos. Como metodologia, realizamos observações in lócus, anotações de diário de campo, leituras teóricas sobre o tema com estudos que subsidiassem nossa investigação através das contribuições de estudiosos que focam na temática. Além disso, realizamos conversas informais. O artigo nos revelou que é imprescindível que o professor tenha um posicionamento de gestor para que grandes e consideráveis avanços sejam alcançados na aprendizagem dos alunos. Mas ressalta-se que para esse “novo” modelo de professor há novas formações para que esse profissional saiba desenvolver suas funções com êxito. Assim, compete à escola promover também o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.
Descrição: SILVA, G. E. D. F. Gestão da sala de aula: desafios e possibilidades. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15296
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GERMANA ESMERINA DINIZ FALCÃO SILVA.pdf364.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.