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Título: Análise do discurso: o estudo de um anúncio publicitário sob a perspectiva da teoria de AD
Autor(es): Gomes, Adriana Maria Pereira
Palavras-chave: Análise do discurso
Linguagem
Propaganda
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: A linguagem é um aspecto fundamental, essencial e presente no contexto social do homem e foi através dela que os seres humanos obtiveram também grandes avanços históricos, pois só fomos capazes de saber como os nossos antepassados viveram ao traduzirmos a linguagem que eles utilizavam. Assim, algo de tamanha valia não poderia deixar de aguçar a curiosidade de alguns estudiosos, como por exemplo, o filosofo suíço Ferdinand de Saussure, entre outros. Todavia, nem todos os pesquisadores dessa área concordavam com os preceitos de Saussure, rompendo os seus preceitos, Mikhail Bakhtin foi um destes. O citado estudioso russo, ficou conhecido como o filósofo do diálogo, após a formulação da teoria da Análise do Discurso (AD). Os fundamentos da AD têm como objetivo analisar aspectos obtusos nos discursos construídos para a criação dos sentidos, do enunciado, não relevando as análises da sintaxe e morfológica. Diante dos fatos expostos, esse trabalho objetiva interpretar um anúncio publicitário de uma famosa rede social sob o ponto de vista da AD. Para este fim, nos baseamos nos estudos de Foucault (1987), Benveniste (1991), Bakhtin (1992) e Orlandi (2005) no tocante da teoria AD.
Descrição: GOMES, A. M. P. Análise do discurso: o estudo de um anúncio publicitário sob a perspectiva da teoria de AD. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15309
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