Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15356
Título: As tecnologias assistivas e as pessoas com deficiências no ambiente escolar
Autor(es): Silva, José Airton Ferreira da
Palavras-chave: Pessoas com deficiências
Educação inclusiva
Tecnologias assistivas
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A escolarização de pessoas com deficiências, observado na literatura, junto com as possibilidades do uso de recursos auxiliares a esse processo pode ser melhorado com o uso da tecnologia assistiva - TA. Estes recursos de T A no contexto escolar, vem sendo indicado para favorecer a execução de tarefas, acesso aos conteúdos pedagógicos e ao ambiente escolar auxiliando, consequentemente, o aprendizado das pessoas com mobilidade comprometida e com dificuldades na comunicação. Porém, poucos são os estudos que apontam as repercussões trazidas pela utilização desses recursos no processo de escolarização da pessoa com deficiência. O estudo buscou investigar, na literatura específica contemplada no campo das TA, como se dá a acessibilidade de pessoas com deficiência. Como objetivos específicos definimos: a) realizar pesquisa bibliográfica sobre a utilização das tecnologias assistiva para pessoas com deficiência na escola; b) Identificar na literatura analisada, os recursos de acessibilidade das pessoas com deficiência; e c) mapear experiências com o uso das TA no espaço escolar. Como resultado da investigação encontramos os estudos de Galvão Filho e Damasceno (2002; 2009); Bersch (2006; 2008); Radabaugh (1993); CAT (2007), Lei da Inclusão de Pessoas com Deficiências; entre outros. O estudo evidenciou que existem recursos de acessibilidade para as pessoas com deficiências, classificados por em quatro modalidades ou tipologias, quais sejam: como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação, como tecnologias utilizadas para controle do ambiente, como recursos de acessibilidade na educação e como meio de inserção no mundo do trabalho profissional.
Descrição: SILVA, J. A. F. da. As tecnologias assistivas e as pessoas com deficiências no ambiente escolar. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15356
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Airton Ferreira da Silva.pdf4.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.