Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15757
Título: Uma nova metodologia para a abordagem dos conteúdos de físico-química referentes ao segundo ano do ensino médio na Cidade de Patos-PB
Autor(es): Morais, Marcelo Nascimento de
Palavras-chave: Educação Química
Metodologia para o Ensino de Química
Ensino de Química
Data do documento: Jul-2010
Resumo: O presente trabalho realiza um diagnóstico na abordagem do ensino de Química e desenvolvimento de experimentos nas escolas publicas de ensino médio de Patos- PB e cidades vizinhas. Para isso foram selecionadas quatro escolas das quais apenas duas desenvolviam aulas experimentas. A pesquisa buscou analisar a aceitação e satisfação quanto à metodologia experimental por parte de alunos e professores nos colégios que, o adotavam, e a curiosidade e disponibilidade apresentado por alunos que pertenciam aos colégios que não a adotava. A pesquisa foi realizada através de questionários aplicados a alunos das instituições e professores atuantes na cidade de Patos, os questionários foram aplicados entre os meses de novembro e dezembro de 2010. Através dos resultados, verificamos que a metodologia experimental é bem aceita por alunos e professores. No entanto ainda é pouco trabalhada em sala de aula. De acordo com os professores, em função da dificuldade de acesso a metodologias e materiais para o desenvolvimento de experimentos, e também pelo tempo reduzido em função do exercício da docência em mais de um horário. Foram desenvolvidos e aplicados experimentos em salas do segundo ano médio na cidade de Patos-PB, visando analisar o grau de aceitação e participação durante aulas experimentais dinâmicas, cujo objetivo foi propiciar um cenário atrativo que contribua a construção do conhecimento.
Descrição: MORAIS, M. N. Uma nova metodologia para a abordagem dos conteúdos de físico-química referentes ao segundo ano do ensino médio na Cidade de Patos-PB. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15757
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Nascimento de Morais.pdf10.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.