Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15834
Título: Dificuldades encontradas no ensino de Física no 1º ano do ensino médio
Autor(es): Lima, Luiz Felipe dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Física
Alunos de Física
Professor de Física
Data do documento: 3-Nov-2017
Resumo: Comumente costumamos pensar que são grandes e muitas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores no ensino de Física. Porém, as aulas de Física na maioria das vezes são ministradas apenas teoricamente, onde as mesmas abordam apenas conceitos e memorização de leis. Para que o aprendizado ocorra de maneira significativamente positiva é necessário que se parta daquilo que o aluno já sabe, ou seja, daquilo que o aluno tem conhecimento. O trabalho objetivou avaliar as dificuldades encontradas por professores e alunos em relação a disciplina de Física. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Freitas em duas turmas de 1º ano médio com alunos e professores de Física da referida escola. A pesquisa foi realizada na cidade de Pombal, através da aplicação de questionários semi estruturados onde os mesmos versavam sobre as dificuldades que os alunos da disciplina de Física, no total foram aplicados 100 questionários com os alunos e com 05 professores da referida escola. Os professores relataram que o ambiente de trabalho influencia positivamente no desenvolvimento do trabalho, ainda de acordo com os mesmos a melhoria no ensino de Física se dá através da disponibilidade de mais aulas praticas em laboratório. Entretanto, 80% dos alunos gostam das aulas de Física, a maioria dos alunos não conseguem diferenciar matemática da Física, 20% conseguem relacionar o aprendizado de Física a atividades desenvolvidas no cotidiano. Estudos dessa natureza necessitam ser mais aprofundado tendo em vista a complexidade do assunto.
Descrição: LIMA, L. F. D. S. Dificuldades encontradas no ensino de Física no 1º ano do ensino médio. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15834
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Felipe dos Santos Lima.pdf11.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.