Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15844
Título: A lei de improbidade administrativa e sua eficácia no combate às práticas ilícitas
Autor(es): Ribeiro, Alyson Dayvy Silva
Palavras-chave: Improbidade administrativa
Administração pública
Fiscalização
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho aborda a lei de improbidade administrativa e sua eficácia no combate às práticas ilícitas. Uma questão muito polêmica tendo em vista que de um lado encontramos pessoas que se dizem contra a corrupção e, no entanto estão mergulhadas dentro dela e mesmo assim se colocam acima de tudo. No Brasil a corrupção já adentrou desde a sua colonização e os primeiros registros de práticas de ilegalidade, datam do século XVI no período da colonização portuguesa. Na execução de suas atribuições, a Administração Pública fica submetida ao controle por parte dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de exercer o autocontrole sobre seus próprios atos. No entanto, é possível estabelecer a função e importância dos controladores no que concerne a ações para promover a probidade. A iniciativa dos cidadãos funciona como um dos mais eficientes meios de controle da probidade, de grande valor na democracia, visto que somente com sua ação é que a sociedade passa a ser destinatária de direitos e garantias e participante Estatal. Este poder dado aos cidadãos está diretamente relacionado com os demais (Legislativo e Executivo), pois é a partir de suas reivindicações que serão movidos esforços em prol de uma administração pública mais eficiente e honesta. Sem falar que cada cidadão também pode cumprir o seu papel na fiscalização. Se cada um fizer a sua parte a corrupção não teria espaço na sociedade. A metodologia de pesquisa aqui aplicada é de cunho qualitativo onde se fundamentou na pesquisa teórica utilizada através do estudo da Lei Federal n. 8.429/92 e dos autores aqui mencionados fazendo uma reflexão a cerca do tema apresentado.
Descrição: RIBEIRO, A. D. S. A lei de improbidade administrativa e sua eficácia no combate às práticas ilícitas. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15844
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alyson Dayvy Silva Ribeiro.pdfPDF - Alyson Dayvy Silva Ribeiro4.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.