Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15895
Título: A utilização do jogo para crianças com deficiência auditiva
Autor(es): Assis, Maria Rosângela Pereira de
Palavras-chave: Educação especial
Pessoas portadoras de deficiência
Deficiência auditiva
Inclusão escolar
Jogos educativos
Data do documento: 26-Fev-2018
Resumo: A inclusão e aceitação de crianças com necessidades educativas especiais crescem a cada dia dentro das escolas públicas e privadas do país, permitindo assim que, tenham contato com outras crianças, não apenas ditas normais, mas também com outras crianças com necessidades educativas especiais. A partir do momento em que uma criança com necessidades educacionais específicas é inserida dentro da sala de aula, é uma novidade para todos da escola, para a professora que irá aprender a como lidar com as próprias barreiras e também com as limitações da criança, as crianças da sala que irão conhecer um novo companheiro, e também terão que aprender a conviver com o novo amigo, o aluno com necessidades educativas, terá que adaptar-se a um ambiente novo, com regras, ambientes diferentes, horários específicos para a realização de diferentes tipos de atividades. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é relatar a observação e abordagem trabalhada de forma construtiva, e diversificadas, experiências vividas durante o ingresso de uma criança surda oralizada com implante coclear em uma sala de aula mista de 4º e 5º ano do fundamental 1, para tanto, foram aplicadas atividades direcionadas para as necessidades específicas da criança e também para as demais crianças da turma. As atividades escolhidas foram os jogos pedagógicos Coesão e Coerência e o bingo com o texto: A casa e seu dono, de Elias José, que visam trabalhar a leitura, escrita e a construção de pequenas frases. Os resultados obtidos foram positivos para a criança surda implantada, que se mostrou participativa e comprometida com a escola.
Descrição: ASSIS, M. R. P. de. A utilização do jogo para crianças com deficiência auditiva. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15895
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rosângela Pereira de Assis.pdf11.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.