Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15916
Título: Regime disciplinar diferenciado: política penológica de retribuição ou tortura?
Autor(es): Higino, Josefa Arline da Conceição
Palavras-chave: Regime disciplinar diferenciado
Inconstitucionalidade
Ressocialização
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudotem como objetivo analisar a imposição do Regime Disciplinar Diferenciado, verificando sua forma de aplicabilidade e comprovarsua inconstitucionalidade. Com a aplicabilidade do Regime Disciplinar Diferenciado ocorre um retrocesso na aplicação da pena voltando às penas desumanas, deste modo, não acontecendoà função de ressocialização da pena, como também, não garantindo o bem estar físico e mental de quem é submetido. Neste sentido a questão problema é: o Regime Disciplinar Diferenciado fere os direitos fundamentais consagrados na Constituição Federal?Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica por meio de livros, revistas, jurisprudências, códigos e legislações.Os resultados alcançados comprovam que o Regime Disciplinar Diferenciado fere a Constituição Federal desarmonizando todo o ordenamento jurídico, não levando em consideração os princípios e garantias fundamentais e simplesmente ignorando os tratados internacionais de Direitos Humanos. Para desenvolvimento do tema utilizou-se a perspectiva teórica dealguns autores como: Nunes, Gomes e Santos.
Descrição: HIGINO, J. A. da C. Regime disciplinar diferenciado: política penológica de retribuição ou tortura?. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15916
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Arline da Conceição Higino.pdfPDF - Josefa Arline da Conceição Higino3.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.