Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15927
Título: Controle judicial da discricionariedade administrativa: freio à arbitrariedade e garantia do direito fundamental à boa administração pública
Autor(es): Oliveira, Raissa Victória Cavalcante de
Palavras-chave: Discricionariedade
Arbitrariedade
Controle judicial
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo científico tem como objetivo promover reflexão sobre o controle judicial da discricionariedade administrativa frente às duas faces que o ato discricionário pode assumir, a depender do animus do administrador público na prática da conduta administrativa: a arbitrariedade ou a efetivação do direito fundamental à boa administração pública. Para uma melhor compreensão do tema e enriquecimento intelectual do trabalho, fontes bibliográficas específicas do direito administrativo nacional e internacional foram empregadas para a redação e menção ao longo do corpo do texto. O estudo realizado passeia pelas noções de ato administrativo, discricionariedade administrativa, abuso de poder, direitos fundamentais, princípio da proporcionalidade, separação dos poderes, sistema de freios e contrapesos, inafastabilidade de jurisdição e conclui por um diagnóstico que elege o controle judicial como instrumento de seleção necessário e importante diante da intenção de perseguição, vingança, inimizade ou favoritismo que o gestor público pode assumir no uso de suas atribuições. Para salvaguardar a coletividade dos desmandos da Administração Pública e garantir a efetividade dos direitos fundamentais do corpo social, em especial o direito fundamental à boa administração pública, o poder judicante pode e deve controlar os atos administrativos com margem de liberdade, sem configurar desrespeito ao preceito da separação dos poderes, adotando critérios justos de análise, a exemplo dos direitos fundamentais e do princípio constitucional implícito da proporcionalidade.
Descrição: OLIVEIRA, R. V. C. de. Controle judicial da discricionariedade administrativa: freio à arbitrariedade e garantia do direito fundamental à boa administração pública. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15927
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Victoria Cavalcante de Oliveira.pdfPDF - Raissa Victoria Cavalcante de Oliveira7.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.