Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16123
Título: Categorias de tradução no livro didático de língua estrangeira
Autor(es): Cardoso, Maria Cilene Farias
Palavras-chave: Tradução
Ensino aprendizagem
Categoria de tradução
Livro didático
Data do documento: 1-Jul-2016
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as categorias de tradução no Livro Didático de língua estrangeira Inglês nos dias de hoje, de HASSE e SILVA (2012). O livro do 7º ano, no 7º capítulo, o qual é usado em uma escola de ensino regular particular da cidade de Campina Grande, Paraíba. Considerando as afirmações de Jakobson (1959/ 2000), a tradução pode manifestar como dentro da mesma língua, isto é, intralingual; interlingual – de uma língua para outra; e intersemiótica – de signos verbais para signos não verbais e vice-versa. A partir destas Categorias de Tradução pretendemos investigar três atividades, cada uma contemplando uma Categoria de Tradução. A fundamentação teórica para esta pesquisa focaliza principalmente Jakobson (1959/ 2000), Oustinoff (2011), Lucindo (2006) entre outros teóricos. As categorias de tradução propostas por Jakobson (1959/ 2000) são uma ferramenta eficaz para levar o aluno a compreender e aprender de uma língua estrangeira, pois a tradução está presente em sala de aula e o livro didático é uma ferramenta pedagógica que auxilia no ensino aprendizagem de Língua Estrangeira, por meios das categorias de tradução acima citados. Espera-se que o presente estudo promova a reflexão entre os professores de língua estrangeira que usam tradução em sala de aula, fazendo com que esses se tornem mais conscientes de como usar essa ferramenta pedagógica que é capaz de ajudar no ensino/aprendizado de línguas estrangeiras.
Descrição: CARDOSO, M. C. F. Categorias de tradução no livro didático de língua estrangeira. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16123
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cilene Farias Cardoso.pdf6.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.