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Título: "Era uma vez" a mulher no discurso publicitário
Autor(es): Silva, Heloisa Medeiros da
Palavras-chave: Discurso publicitário
Imagem
Intericonicidade
Contos de fadas
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Este trabalho aborda a discursivização da mulher contemporânea em anúncios publicitários, que dialogam com os contos de fadas, por meio do fenômeno da intericonicidade. O interesse nestes anúncios surgiu em função da nova maneira em que a identidade feminina é exibida, reconfigurada após séculos de silenciamento e dominação masculina. Baseados nos aportes teóricos da Análise do Discurso e nas ideias de Courtine (2008), Davallon (2007), Pêcheux(2007), dentre outros. Objetiva-se verificar a ocorrência da intericonicidade no discurso publicitário dirigido às mulheres e investigar as novas identidades femininas. O corpus de nossa análise é formado por peças publicitárias (de cosméticos) elaboradas a partir de releituras dos contos de fadas. Parte-se do princípio de que os discursos atrelados ao sujeito mulher, como verdades absolutas, advém de uma construção sócio-histórica que possui reminiscências implícitas nas representações imagéticas difundidas pela mídia. Imagens que são portadoras de uma memória, vestígios de uma representação refletida em outra, transportadas através do fio condutor da memória, em que os contos de fadas, com suas personagens e enredos mágicos, se incrustaram,são recolocados em cena.
Descrição: SILVA, H. M. da. "Era uma vez" a mulher no discurso publicitário. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16154
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