Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16217
Título: Reflexões sobre a leitura literária no ensino fundamental II: análise de vivência com o gênero fábula
Autor(es): Silva, Marileide Bezerra da
Palavras-chave: Leitura
Texto literário
Fábula
Letramento literário
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: A leitura do texto literário na escola, principalmente, no ensino fundamental II, continua atrelada, muitas vezes, à discussão estrutural dos textos. O professor tem nesse processo atuação fundamental, pois é a partir de seu planejamento que poderá ou não oferecer ao aluno um encontro significativo com o texto. Para tanto, precisa estar fundamentado teórico e metodologicamente para planejar de maneira intencional e construtiva aulas voltadas para a admiração dos bens simbólicos e estéticos que constituem o patrimônio nacional, tendo acesso pela leitura a novas ideias, novas concepções, novas perspectivas, acerca do mundo, das pessoas, da história dos homens, da intervenção dos grupos sobre a realidade sócio-histórica e cultural. Frente a esta realidade, pretendemos, nesta monografia, analisar uma proposta de trabalho com o gênero fábula, desenvolvida em uma turma do 7º ano, em uma escola pública do município de Campina Grande – PB, analisando algumas possibilidades de interação dos alunos com textos da literatura para o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e fruição. A metodologia foi norteada pelas indicações de Cosson (2006), a partir de sua denominada ―sequência básica‖: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação. Trata-se, assim, de uma pesquisa-ação na qual se prioriza a inserção do pesquisador no meio pesquisado, participação efetiva dos sujeitos envolvidos na pesquisa, busca dos sentidos e das representações. Para embasar a elaboração da proposta e a discussão da experiência vivenciada, recorremos às contribuições dos estudiosos: Cosson (2006), Souza (2011), Soares (1999), dentre outros.
Descrição: SILVA, M. B. da. Reflexões sobre a leitura literária no ensino fundamental II: análise de vivência com o gênero fábula. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16217
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marileide Bezerra da Silva.pdf18.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.