Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16222
Título: Contos de fadas na educação infantil: da importância à formação do leitor
Autor(es): Oliveira, Danyelle Araújo de
Palavras-chave: Leitura literária
Conto de fada
Formação de leitor
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre a importância dos contos de fadas como importante objeto cultural, que serviu e ainda continua servindo para incentivar a formação do gosto pela leitura. Em razão disso, compreendemos que os contos de fada são um instrumento muito importante para o estímulo à leitura na educação infantil e um forte aliado do docente no trabalho pedagógico em sala de aula, que traz os leitores mirins para o mundo de magia e fantasia. Esse estudo está centrado numa pesquisa bibliográfica na qual busca, não de forma tão aprofundada, evidenciar a importância dos contos de fadas, sem perder de vista que os discentes são atraídos pela leitura, desde que façamos com que as histórias interajam com o dia a dia das crianças, permitindo que elas vivenciem, no momento da contação da história, um momento único e singular de prazer. Podendo, assim, despertar o gosto pela leitura logo nos primeiros contatos com os contos. Portanto, é de fundamental importância que o docente tenha um olhar atento quando se trata da leitura de contos de fadas, para que a criança, antes de qualquer coisa, aproprie-se, de sua maneira singular, do sentido da leitura, seja sentindo prazer ou desprazer pelo que é lido e contado. E, sempre que possível, o docente estabeleça relação entre a fantasia e a realidade. Enfim, para que o leitor possa ter uma ideia, dividimos esse artigo em três partes, traçando um percurso no qual se inicia com um breve olhar para o contexto histórico-cultural dos contos de fada, perpassando por uma reflexão voltada para a luta pelo significado dos contos de fadas em relação à formação do (a) leitor (a) e, por último, por uma reflexão em forma de pergunta: mas, por que a criança tem necessidade premente de mágica? Apoiada nas ideias de Cadermatori (2009); Amarilha (1997); Bettelheim (2007); Silva (2009); Lajolo (2000) e outros.
Descrição: OLIVEIRA, D. A. de. Contos de fadas na educação infantil: da importância à formação do leitor. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16222
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danyelle Araújo de Oliveira.pdf8.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.