Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16225
Título: | Leitura e escrita: uma saída para o ensino de literatura |
Autor(es): | Silva, Fernanda Rayana Barbosa |
Palavras-chave: | Ensino de literatura Prática pedagógica Leitura Escrita Educação no Brasil |
Data do documento: | 28-Nov-2016 |
Resumo: | Este trabalho pretende refletir sobre algumas razões que transformam as aulas de Literatura nas escolas brasileiras, em matéria enfadonha, para, em seguida, propor soluções que dialogam com os debates mais recentes no meio acadêmico, sobre o tema. Pesquisa de cunho investigativo, bibliográfico, de caráter qualitativo, propõe a análise do poder contido na palavra literária, a visão subjetiva que promove debates, incita revoluções e gera polêmicas. Para a realização do referente estudo, foram consultados Costa (2003), Bakhtin (1997), Foucault (2009), Todorov (2012), Chartier (2009), Cosson (2006) e outros teóricos da área. Na tentativa de auxiliar nas reflexões desenvolvidas, foi feita entrevista com o escritor e professor pernambucano Fernando Farias. Procurou-se reavaliar as práticas sociais adotadas nas escolas brasileiras e formular estratégias que possam desenvolver leitores proficientes, que intervenham e promovam modificações no processo cultural. |
Descrição: | SILVA, F. R. B. Leitura e escrita: uma saída para o ensino de literatura. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16225 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Rayana Barbosa Silva.pdf | 13.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.