Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16247
Título: Alimentos gravídicos: a possibilidade de ressarcimento em caso de paternidade negativa
Autor(es): Marques, Ana Karla de Lucena Brito
Palavras-chave: Direito de Família
Direitos do Nascituro
Responsabilidade Civil
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Este trabalho está voltado para a Lei 11.804/2008, Lei de Alimentos Gravídicos, que trouxe significativos avanços ao Direito de Família, a partir do momento em que assegura à gestante os recursos financeiros necessários para custear as despesas decorrentes da gestação, desde a concepção até o parto, baseando-se o juiz em meros indícios de paternidade. Portanto, em nome do Princípio do direito à vida e à dignidade, havendo indícios de relacionamento entre as partes à época da concepção, o juiz fixará alimentos gravídicos que serão devidos pelo suposto pai ao nascituro até o seu nascimento com vida. Todavia, a Lei de Alimentos gravídicos trouxe significativa repercussão no meio jurídico, pois, se de um lado assegura direitos ao nascituro, de outro lado traz insegurança ao suposto pai à medida em que não prevê um meio de ressarcimento caso o exame de paternidade tenha resultado negativo, já que o artigo 10º da Lei que previa a responsabilidade objetiva da mãe pelos danos morais e materiais causados ao réu, foi vetado, por ser considerado norma intimidadora. Esta pesquisa busca analisar a fragilidade e a insegurança do conceito subjetivo de indícios de paternidade, constante na Lei de Alimentos Gravídicos, verificando a possibilidade de ressarcimento dos valores pagos pelo suposto pai à autora da ação, utilizando-se como regra geral a responsabilidade civil que rege toda e qualquer relação abrigada pelo Direito Civil. Para atingir a finalidade desejada, será empregada como forma metodológica a pesquisa bibliográfica doutrinária e jurisprudencial, que servirão de base para todo o trabalho.
Descrição: MARQUES, Ana Karla de Lucena Brito. Alimentos gravídicos: a possibilidade de ressarcimento em caso de paternidade negativa. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16247
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Karla de Lucena Brito Marques.pdf7.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.