Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16261
Título: O instituto do benefício de prestação continuada: uma análise acerca da natureza jurídica e possíveis influências do estatuto da pessoa com deficiência
Autor(es): Lima, Ronny Victor Gomes
Palavras-chave: Assistência Social
Seguridade Social
Direito Previdenciário
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O Benefício de Prestação Continuada no ordenamento jurídico brasileiro é um recurso extremamente significativo para deficientes e idosos em estado de penúria e miserabilidade social. Criado pela Lei 8.742 (Lei Orgânica da Assistência Social), é parte integrante da Seguridade Social, tendo por finalidade amparar as pessoas (deficientes ou idosas) que não possam prover o seu sustento nem de tê-lo provido por suas famílias. Dessa forma, analisar- se-á, de modo geral, um panorama da Seguridade Social no Brasil, um dos seus ramos específicos (Assistência Social), bem como a natureza jurídica do Benefício de Prestação Continuada, seus requisitos de concessão através de um enfoque legal e jurisprudencial e as possíveis influências trazidas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) na análise da deficiência, de acordo com um critério biopsicossocial.
Descrição: LIMA, Ronny Victor Gomes. O instituto do benefício de prestação continuada: uma análise acerca da natureza jurídica e possíveis influências do estatuto da pessoa com deficiência. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16261
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronny Victor Gomes Lima.pdf6.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.