Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16265
Título: Foro Especial por Prerrogativa de Função à luz da análise econômica do direito
Autor(es): Veiga, Auanna Tayrine Nascimento
Palavras-chave: Competência prerrogativa do foro
Economia processual
Direito Constitucional
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O foro especial por prerrogativa de função vem sendo muito debatido por sociólogos, jornalistas e, principalmente, por juristas, por causa dos constantes escândalos de corrupção divulgados na mídia, o que fomenta um apelo social pelo fim do instituto. Questiona-se se as mudanças normativas oriundas da PEC 10/2013 serão benéficas para a economia e eficiência processual. Para tanto, parte-se da hipótese de que a atual regra de foro especial por prerrogativa de função produz efeitos positivos na marcha processual. O presente artigo tem como objetivo geral traçar os principais aspectos do instituto do foro especial por prerrogativa de função, tendo como baliza a Análise Econômica do Direito, por meio de uma revisão de literatura. Para tanto, faz-se necessário elencar os pontos positivos e negativos; e por fim, inferir sobre os custos, em termos de economia processual, do referido instituto, tendo como base um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em conjunto com o Centro de Justiça e Sociedade, intitulado: “O Foro Privilegiado e o Supremo”. A importância da realização desta pesquisa reside na necessidade de abordar o “foro privilegiado”, numa perspectiva mais objetiva, sem o viés apaixonado das ideologias políticas e de seu posicionamento binário.
Descrição: VEIGA, Auanna Tayrine Nascimento. Foro Especial por Prerrogativa de Função à luz da análise econômica do direito. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16265
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Auanna Tayrine Nascimento Veiga.pdf6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.