Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16335
Título: A responsabilidade civil de quem compartilha conteúdo ofensivo nas redes sociais
Autor(es): Lima, Renato Mendonça de
Palavras-chave: Responsabilidade Civil
Redes Sociais
Conteúdo Ofensivo
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal analisar se é possível que as pessoas que apenas compartilham conteúdo ofensivo à honra e a imagem de terceiros nas redes sociais possam responder civilmente pelo compartilhamento. Para alcançarmos nossos objetivos, além de realizarmos uma análise jurídica sobre o tema, focando na legislação, na doutrina e na jurisprudência sobre o tema, realizarmos o estudo de caso de duas situações em que indivíduos sofreram dano a sua honra e imagem por terem vídeos íntimos e imagens pessoais compartilhadas por inúmeras pessoas nas redes sociais. Um dos casos analisados é um dos muitos casos de “pornografia de vingança” que ocorrem no Brasil, que é quando, após o fim do relacionamento amoroso, um dos envolvidos divulga na internet fotos ou vídeos íntimos do ex-companheiro. Analisamos também o caso de um cidadão inocente que teve sua imagem identificada como sendo de um suposto serial killer. Ao final do trabalho concluímos que juridicamente é possível que essas pessoas que compartilham conteúdo ofensivo à honra e a imagem de terceiros nas redes sociais possam responder civilmente pelo dano que sua conduta causou a vítima; e que se são poucos os casos encontrados na jurisprudência brasileira de responsabilização civil nesse sentido, os motivos são de ordem prática e processual, haja vista que seria muito difícil para o ofendido identificar e localizar as pessoas que compartilharam o conteúdo ofensivo e que um processo com uma grande quantidade de réus seria extremamente demorado e prejudicaria a própria vítima.
Descrição: LIMA, Renato Mendonça de. A responsabilidade civil de quem compartilha conteúdo ofensivo nas redes sociais. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16335
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Mendonça de Lima.pdf7.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.