Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16337
Título: Sistema penitenciário: obstáculos à reintegração social do egresso
Autor(es): Melo, Kátia Maria de Araujo
Palavras-chave: Lei de Execução Penal
Reintegração Social
Sistema Penitenciário
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: O presente artigo trata dos obstáculos à reintegração social do egresso, destacando as responsabilidades do Estado e também da sociedade. Por um lado, a Lei de Execução Penal tem como principal propósito a ressocialização do condenado. No entanto, observa-se a existência de graves falhas quanto à prestação do dever de assistência estatal aos presos e egressos. No contexto social, ainda prevalece a visão marginalizada daquele que passou pelo sistema carcerário, o que dificulta a reinserção. Cumpre, pois, indagar que iniciativas estão sendo adotadas para tentar amenizar essa realidade, notadamente no Estado da Paraíba. Justifica-se o tema pela importância e atualidade das discussões relacionadas ao universo do sistema prisional brasileiro. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com base em obras referentes ao tema e consulta em sites oficiais. Conclui-se no sentido de que a participação da sociedade civil e do Poder Público é premissa elementar para o efetivo retorno do apenado à vida em sociedade, contribuindo também para redução da reincidência e da criminalidade.
Descrição: MELO, Kátia Maria de Araujo. Sistema penitenciário: obstáculos à reintegração social do egresso. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16337
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kátia Maria de Araujo Melo.pdf6.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.