Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16449
Título: O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação
Autor(es): Barbosa, Valmires Gomes
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Sequência didática
Gêneros textuais
Carta de solicitação
Data do documento: 30-Nov-2016
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção utilizando o gênero textual carta de solicitação no desenvolvimento do ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, enfatizaremos a importância do ensino pautado no uso dos gêneros textuais, com base em autores como Marcuschi (2008, 2010), Antunes (2003) e outros, e destacaremos as particularidades do ensino de textos predominantemente argumentativos, com base em Alves (2016), Nordi (2013), Melo e Pereira (2013). Ademais, caracterizaremos o gênero carta e, de forma mais específica, a carta de solicitação, a partir das considerações de Souto Maior (2001, 2004), Loukili (2009), Koche (2012), dentre outros estudiosos. Também, definiremos sequência didática, reproduzindo as noções e o modelo proposto por Dolz et ali. (2004) e, por fim, apresentaremos a nossa proposta, cujo planejamento pautou-se nas considerações de Bezerra (2005). Concluímos que a discussão e a sequência apresentadas constituem-se como um – produtivo – caminho a ser trilhado pelos professores de português na tarefa de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes.
Descrição: BARBOSA, V. G. O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16449
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valmires Gomes Barbosa.pdf9.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.