Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16461
Título: O gênero discursivo tirinhas da Mafalda em livros didáticos: em questão a abordagem da leitura
Autor(es): Araújo, Maríllia Rosalinna Pereira de
Palavras-chave: Gênero discursivo
Modo de ler
Tiras em quadrinho da Mafalda
Livro didático
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Este trabalho traz como objeto de análise a proposta de leitura de tirinhas selecionadas em Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa e destaca os modos de utilização desse gênero discursivo, enquanto texto para leituras de alunos do ensino fundamental matriculados na modalidade EJA e no Ensino Médio da modalidade regular. Para isso, tem como questão-problema: De que modo as Tiras em Quadrinho da Mafalda caracterizam-se como referência para a prática de leitura, considerando o lugar do “eu” e do “outro” e o(s) sentido(s) situados e sócio-ideologicamente marcados, na construção da leitura para a formação do aluno leitor na escola? Orientados por essa questão, analisa-se, primeiramente, a abordagem do livro didático e, como consequência, sugerem-se outros modos de ler, fundamentados na teoria da Enunciação de Bakhtin. Resultados da análise apontam a predominância de uma abordagem de leitura nos LDs ainda pautadas na centralização do estudo do texto e/ou gramatical, o que motivou a sugestão de uma ressignificação desses modos de ler, tendo em vista a formação do aluno leitor.
Descrição: ARAÚJO, M. R. P. de. O gênero discursivo tirinhas da Mafalda em livros didáticos: em questão a abordagem da leitura. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16461
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maríllia Rosalinna Pereira de Araújo.pdf762.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.