Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16468
Título: O lúdico na educação infantil: jogos e brincadeiras
Autor(es): Miranda, Azenilda Maria
Palavras-chave: Lúdico
Educação infantil
Jogos
Brincadeiras
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de abordar (a importância do lúdico na Educação Infantil através de jogos e brincadeiras, tentando mostrar de que maneira o brincar acontece na vida do indivíduo, e o quanto é importante para ele na sociedade. A brincadeira reflete na criança um contato consigo mesma e com o outro, tornando uma interação prazerosa e significativa para a sua aprendizagem. Percebe-se que os jogos e brincadeiras estão incluídos na vida das crianças, por isso, o lúdico é um dos fatores indispensáveis na relação entre o indivíduo possibilitando a sua criatividade. Dessa forma, acredita-se que o desenvolvimento da criança na sala de aula de Educação Infantil através das atividades lúdicas nos espaços pedagógicos, cabe ao educador o processo do cuidar, educar e brincar. Se necessário, a ajuda dos pais é um fator indispensável para contribuir nesse processo educativo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica a partir das contribuições dos seguintes autores: Hermida (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1988) entre outros, e de campo, de caráter qualitativa e descritiva, iniciada com visita a creche Santo Antônio, em Cuitegi, e em seguida foi realizada neste ambiente escolar, algumas observações, questionários aplicado para quatro professoras, além da prática de intervenção no jardim I. Pode-se dizer que os jogos e brincadeiras são recursos necessários na construção da identidade e autonomia das crianças. Fica claro que os espaços voltados a educação infantil devem ser apropriados para a realização das atividades lúdicas que contribuam para uma aprendizagem significativa. Desta forma, jogos e brincadeiras na infância vão servir como fonte estimuladora e descontraída na aprendizagem das crianças pequenas.
Descrição: MIRANDA, A. M. O lúdico na educação infantil: jogos e brincadeiras. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16468
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Azenilda Maria Miranda.pdfPDF - Azenilda Maria Miranda9.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.