Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16508
Título: A avaliação no processo de ensino aprendizagem: perspectivas e desafios à prática docente
Autor(es): Oliveira, Artédia Derlian Dantas de
Palavras-chave: Avaliação
Professor
Processo de Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 24-Nov-2015
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel da avaliação no processo de reflexão da prática docente no sentido de oportunizar a busca por metodologias que contribuam para o aperfeiçoamento do ensino. Busca-se também analisar que espaço o ato avaliativo deve ocupar no debate acerca da aprendizagem e que leitura o professor deve fazer dos resultados obtidos tentando assim desmistificar o sentido da avaliação como mero mecanismo de punição. Para a fundamentação teórica são utilizados os estudos de teóricos que se debruçam sobre o tema e trazem grandes contribuições ao tema sendo eles: Luckesi (2002); Hofmann (1991); Tardif (2002) dentre outros que evidenciam a importância da avaliação para o processo de ensino aprendizagem. Considerando a escola como um intenso espaço de interação e que necessita estar constantemente em análise, este estudo coloca em evidência o papel do professor como mediador entre a realidade e o ensino e portanto parte indissociável do processo evolutivo dos alunos tendo assim o dever de elaborar estratégias que concorram para a formação cidadã dos sujeitos.
Descrição: OLIVEIRA, A. D. D. de. A avaliação no processo de ensino aprendizagem: perspectivas e desafios à prática docente. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas interdisciplinares - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8020
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16508
Aparece nas coleções:EAD - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Artédia Derlian Dantas de Oliveira.pdf679.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.