Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16540
Título: Psicomotricidade e a formação de professores: uma experiência no estágio supervisionado
Autor(es): Souto, Claudilene Oliveira Pereira
Palavras-chave: Psicomotricidade
Criança
Formação de professores
Data do documento: 2017
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso solicitado como exigência para obtenção do título de Licenciada Plena em Pedagogia no Campus III na cidade de Guarabira/PB. Descrevem em seu conteúdo, realidades vivenciadas no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado II (Educação Infantil) na Creche Pré Escola Lucila Ramalho localizada na cidade Belém/ PB. Assim, o mesmo foi intitulado de Psicomotricidade e a Formação Professores: Uma Experiência do Estágio Supervisionado. E teve como objetivo central analisar o papel fundamental do professor no desenvolvimento de atividade psicomotora na criança. E dessa forma procuramos investigar nas turmas de educação infantil durante atividade do Estágio Supervisionado, de que forma a prática docente comtemplava em sua ação pedagógica atividades de psicomotricidade. Assim como quais eram os desafios enfrentados por elas no desenvolvimento dessas propostas. Nesse sentido, buscamos suporte teórico em: Antunes (2002); Pombo (2000); Negrine (1998); Lapierre (1986); Costa (2007); Tardif (2002); Gil (1999; 2010), dentre outros. Para tanto recorremos aos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e de campo. E dessa forma obtivemos como resultado a pouca frequência dessas atividades junto às crianças, muitas vezes motivadas pela escolarização antecipada nesse nível de educação. Sendo assim recomendamos o investimento na formação continuada e em serviço do corpo docente, no sentido de comtemplar nos estudos e discussões da temática aqui em questão.
Descrição: SOUTO, C. O. P. Psicomotricidade e a formação de professores: uma experiência no estágio supervisionado. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16540
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudilene Oliveira Pereira Souto.pdfPDF - Claudilene Oliveira Pereira Souto4.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.