Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16545
Título: A importância do lúdico na Escola Noemi de Holanda Mariz e suas contribuições
Autor(es): Moreira, Maria Helena Pessoa
Palavras-chave: Lúdico
Jogos
Escola
Brincar
Data do documento: 2017
Resumo: A proposta desse Trabalho de Conclusão de Curso é levar e introduzir o lúdico na realidade do cotidiano da Escola Noemi de Holanda Mariz na cidade de Sapé, estado da Paraíba, através de um projeto de intervenção com o objetivo de contribuir no processo de aprendizagem das crianças, sua educação e desenvolvimento social. Socializando, pois, saberes e conhecimentos com a presença dos jogos, brincadeiras e as presentes estratégias em sala de aula, levando a criança a brincar, aprendendo e vivendo a realidade prazerosa da brincadeira diante das atividades pedagógicas. Revelando-se um recurso útil no processo educativo, pois dessa maneira baseado nas pesquisas fundamentadas dos autores Piaget e Vygotsky, onde Piaget apresenta quatro estruturas básicas de jogos infantis, que vão sucedendo e aplicando-se nesta ordem: jogo de exercício, jogo simbólico/dramático, jogo de construção, jogo de regras. A acuidade de jogo de regras, é que quando a criança aprende a lidar com a limitação, no espaço, no tempo, no tipo de atividade válida, o valor do conteúdo de um jogo deve ser avaliado em relação ao estágio em que se encontra a criança, como a criança obtém conhecimento e pondera. Enquanto, Vygotsky, instituem uma relação restrita entre o jogo e aprendizagem conferindo uma grande importância. Para entender melhor essa importância é preciso relembrar algumas ideias de sua teoria no desenvolvimento cognitivo. A principal é que o desenvolvimento cognitivo deriva da interação entre a criança e as pessoas com quem manter contanto regulares. E colocando a realidade da escola aliada a universo prazeroso do lúdico junto as práticas no dia a dia das crianças, os resultados foram positivos em meio aos projetos desenvolvidos para reconstrução de uma escola nova e transformadora, produzindo efeitos transformando no ambiente escolar.
Descrição: MOREIRA, M. H. P. A importância do lúdico na Escola Noemi de Holanda Mariz e suas contribuições. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16545
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena Pessoa Moreira.pdfPDF - Maria Helena Pessoa Moreira7.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.