Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16613
Título: O início da personalidade jurídica e a proteção aos direitos do nascituro
Autor(es): Sarinho, Barbara Lins Travassos
Palavras-chave: Personalidade Jurídica
Nascituro
Teoria Concepcionista
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a problemática em se delimitar o início da aquisição da personalidade jurídica pela pessoa física e as implicações jurídicas decorrentes. Trata-se de um tema bastante discutido atualmente, em virtude de não apresentar uniformidade jurisprudencial e doutrinária. Aborda-se a evolução histórica dos direitos da personalidade e as teorias que tentam explicar a natureza jurídica do nascituro, bem como a tutela dos seus direitos. Após o estudo da evolução jurisprudencial e doutrinária sobre o tema, conclui-se que aceitar que a personalidade jurídica é adquirida desde a concepção é a melhor teoria para justificar os direitos tutelados daqueles já concebidos e que ainda não nasceram.
Descrição: SARINHO, Barbara Lins Travassos. O início da personalidade jurídica e a proteção aos direitos do nascituro. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16613
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Barbara Lins Travassos Sarinho.pdf547.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.