Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16614
Título: As implicações jurídicas e sociais do projeto do novo código de processo civil no âmbito da defensoria pública.
Autor(es): Lucas, Ojânia Kênia Ferreira
Palavras-chave: Defensoria Pública
Constituição Federal
Novo Código de Processo Civil
Data do documento: 28-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho teve por escopo em seu objetivo geral analisar as funções jurídica e social da Defensoria Pública na Legislação atual e no Projeto do Novo Código de Processo Civil. Sendo assim, fizemos um breve histórico da evolução da Defensoria Pública com observação da legislação referente à matéria através da revisão dos artigos atuais e os do Projeto do Novo Código de Processo Civil, pontuando os princípios institucionais. Foram relatados os pontos apresentados no trabalho monográfico realizado em 2010 que teve como tema: Defensoria Pública: Aspectos da Paraíba no III Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil, com ponderações sobre atuação dos defensores públicos das Varas Cíveis da Comarca de Campina Grande-PB. Além disso, mostramos os artigos Constitucionais que versam sobre a Defensoria Pública com as definições e entendimento jurisprudencial que abordam a função jurídica e social. Ao final buscou-se identificar os pontos negativos e positivos das alterações normativas para o cidadão. No tocante à metodologia, foi utilizado o método bibliográfico e legislativo; com procedimentos técnicos de consulta a doutrinas e artigos científicos. Concluiu-se que, a Defensoria Pública está avançando com a inclusão de seus princípios na legislação Constitucional e no Novo Código de Processo Civil dos artigos que contemplam a matéria.
Descrição: LUCAS, Ojânia Kênia Ferreira. As implicações jurídicas e sociais do projeto do novo código de processo civil no âmbito da defensoria pública. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16614
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ojânia Kênia Ferreira Lucas.pdf7.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.