Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16617
Título: Processo eletrônico virtual: benfícios e desafios
Autor(es): Sarmento, Raissa Gadelha De Oliveira
Palavras-chave: Informatização Processual
Processo judicial Eletrônico
Acesso à Justiça
Data do documento: 10-Jun-2011
Resumo: O anseio por uma prestação jurisdicional eficiente reflete o legado de conquistas históricas, todavia, não tem obtido uma resposta de forma satisfatória no que se atine ao poder jurisdicional, ante ao volume de demandas e a morosidade do Poder Judiciário. Neste Contexto, o presente trabalho tem como objetivo examinar a prestação jurisdicional, relatando os benefícios e malefícios oriundos da informatização processual para a sociedade e para o poder judiciário. Para tanto serão abordados aspectos tecnológicos com o intuito de melhor explicitar o emprego do processo eletrônico. Assim, se fará necessário traçar uma visão panorâmico acerca da informatização do processo judicial brasileiro e demonstrar a efetividade da prestação jurisdicional destacando os aspectos práticos da informatização dos atos processuais, identificando os novos mecanismos tecnológicos voltados à otimização da prestação da tutela jurisdicional e do acesso à justiça, além de discutir a legalidade e eficiência do processo judicial eletrônico. E sob este conjuntura enseja à seguinte problematização: Quais os benefícios da informatização do processo judicial na aplicabilidade e efetividade da jurisdição? Nessa perspectiva é que se conceberá o estudo da Lei 11.419/2006 buscando evidenciar sua efetividade e aplicabilidade a prestação jurisdicional. Primeiro abordar-se-á a evolução legislativa do processo eletrônico e os aspectos principio lógicos e instrumentais do processo; No segundo examinará o gerenciamento eletrônico, a informatização, e os meios usados no processo virtual, como e os mecanismos que garantam a segurança dos processos digitais. O terceiro tratará da efetividade e a aplicabilidade do processo eletrônico. Para tanto, recorrer- se-á à pesquisa bibliográficas, ao método histórico-evolutivo, ao exegético e ao dialético, sistematizando a pesquisa em capítulos. Como resultado deste trabalho observar-se-á os benefícios e a total legalidade do processo judicial eletrônico.
Descrição: SARMENTO, Raissa Gadelha De Oliveira. Processo eletrônico virtual: benfícios e desafios. 2014. 64f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16617
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Gadelha de Oliveira Sarmento.pdf21.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.